Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Hirundinidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: T. albiventer

Nome Científico

Tachycineta albiventer
(Boddaert, 1783)

Nome em Inglês

White-winged Swallow


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Andorinha-do-rio

A andorinha-do-rio é uma ave passeriforme da família Hirundinidae. Conhecida também como andorinha-ribeirinha.

Seu nome significa: do (grego) takhukinëtos = aquele que se move rapidamente; e do (latim) alba, albus = branco; e venter, ventris = ventre, barriga; albiventer = barriga branca. ⇒ Ave que se move rapidamente e tem a barriga branca.

Características

Como enfatiza o nome comum, muito ligada à água. A semelhança com a outra espécie do gênero torna a identificação difícil, em muitos casos. As melhores características para determinação segura são o tom esverdeado dominante na plumagem das costas, mais notável sob luz intensa e a área branca sobre a asa (embora os juvenis da andorinha-de-sobre-branco, também tenham um pouco de branco no mesmo local). Mede cerca de 13,5 centímetros.
Segundo (Turner e Rose, 1989), a (Tachycineta albiventer) é uma andorinha de médio porte, é facilmente identificada pela mancha branca na asa, encontrada nas penas de voo interiores e maiores de asa. Machos e fêmeas são semelhantes, embora as fêmeas tenham menos branco na asa. Esta mancha pode ser vista tanto quando a ave está em voo quanto em repouso. As penas de voo exteriores são mais pretas, embora em algumas condições de iluminação, as cores azul e verde podem ser visualizadas. A testa é verde azulada brilhante. O manto e escapulários, muitas vezes parecem mais azul durante a época de reprodução. A cabeça frequentemente parecem mais azul do que o manto. Os loros são pretos, e as auriculares apresentam uma coloração preto azulada. A parte inferior das aves adultas é quase toda branca, assim como o uropígio e os abrigos da superiores da cauda. Flancos parecem mais cinza. Há apenas uma pequena bifurcação na cauda que é quase toda preta. Bico e pernas são pretos.
O Imaturo da espécie não apresentam coloração tão vibrante e têm menos branco nas asas. De cima, pássaros imaturos são na maior parte cinza-amarronzado, exceto para o uropígio que é branco. A parte inferior das aves jovens também é branca, mas o peito é um pouco mais amarelado do que o peito alvo do adulto.

Alimentação

Voa próximo à água, apanhando insetos em rápidos movimentos de ida e vinda. Pousa nas galhadas parcialmente submersas ou raízes saindo de barrancos, às vezes junto com a andorinha-de-sobre-branco (Tachycineta leucorrhoa) e andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis). São associações ocasionais, já que não se reúne a outras espécies.

Reprodução

Faz os ninhos no barranco do rio, às vezes em ninhos abandonados de martim-pescador. Constrói uma tigela no buraco usando capins e materiais macios.

Hábitos

Vive em casais, grupos familiares ou solitária, sempre nos rios, corixos e baías.

Distribuição Geográfica

Encontrada na maior parte do Brasil, exceto no extremo sul.

Referências

Galeria de Fotos